Início » Bolsas da Ásia fecham em alta após decisões do Fed

Bolsas da Ásia fecham em alta após decisões do Fed

Publicado em
Bolsas da Ásia fecham em alta após decisões do Fed — Bolsas asiáticas registram alta após decisões do Fed e aguardam desdobramentos nas negociações entre EUA e China.

As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta quinta-feira em território positivo, impulsionadas pelos sinais emitidos pelo Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos. Investidores se mostraram otimistas com a possibilidade de cortes de juros em breve.

As atenções também se voltam para as movimentações comerciais entre EUA e China, com expectativas de avanços em possíveis reuniões diplomáticas e acordos bilaterais nas próximas semanas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba gratuitamente dicas, notícias e conteúdos exclusivos para transformar sua vida financeira.

*Ao enviar os dados você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber informações adicionais.

Movimento das bolsas asiáticas

O ambiente externo mais ameno contribuiu para o avanço dos principais índices acionários da Ásia. A sinalização por parte do Fed de que a política monetária poderá ser flexibilizada, diante da desaceleração da inflação americana, agradou os mercados e incentivou posições mais arriscadas.

Com isso, o índice japonês Nikkei 225subiu 0,9%, enquanto o Hang Sengde Hong Kong avançou 1,3%. Já o Shanghai Composite, da China continental, teve alta mais modesta de 0,6%. Em Seul, o Kospifechou com valorização de 1,1%.

Destaques por países

  • Japão: além da influência externa, dados internos positivos sobre exportações favoreceram o mercado local.
  • China: os investidores aguardam definições nas relações comerciais com os Estados Unidos; enquanto isso, estímulos do governo chinês projetam maior liquidez no sistema financeiro.
  • Coreia do Sul: tecnologia e semicondutores puxaram os ganhos, com forte desempenho das empresas Samsung e SK Hynix.
  • Hong Kong: o alívio nos juros dos EUA reaqueceu as ações ligadas ao setor imobiliário, um dos mais afetados recentemente na região.

Quer impactar quem entende de finanças?

Divulgue sua marca em um site focado em finanças, investimentos e poder de compra.

Expectativas sobre EUA e China

Com o relaxamento das tensões inflacionárias nos Estados Unidos, as atenções dos investidores voltam-se agora para o campo geopolítico. O mercado vê com cautela, mas também com esperança, as tratativas entre Washington e Pequim em torno de temas como tarifas comerciais, propriedade intelectual e novas regras para competição no setor de tecnologia.

Autoridades dos dois países devem manter conversas de alto nível nos próximos dias, buscando retomar uma agenda de diálogo mais fluida, especialmente após os atritos registrados ao longo de 2023. Isso levanta expectativas por estabilidade nos fluxos de comércio e investimentos.

Reflexos globais no curto prazo

O desempenho das bolsas asiáticas dita parte significativa do humor do mercado global nas primeiras horas dos pregões. Investidores europeus e americanos monitoram esses sinais para ajustar apostas em ativos de risco e redefinir estratégias. A perspectiva de que os Estados Unidos iniciem em breve um ciclo de cortes de juros anima agentes do mercado, mas depende fortemente da manutenção da trajetória de controle da inflação.

Além disso, as relações sino-americanas voltam a ser prioridade após meses de sobreposição de crises internas em ambos os países. A resolução de impasses entre as duas potências poderia representar alívio para cadeias produtivas, preços de commodities e intensificação do crescimento global.

O cenário ainda é de cautela, mas com leve otimismo por parte dos investidores asiáticos, que priorizaram nesta quinta-feira sinais concretos do Fed e possíveis avanços diplomáticos relevantes.

Leia também:

O Blog Invista Finanças não dá conselhos ou dicas de investimentos. Nosso objetivo é levar informações sobre os tipos de investimentos de forma acessível e fácil a todos que querem aprender mais sobre o mundo das finanças e seus conceitos.

Publicações Relacionadas

Ao continuar a usar nosso site, você concorda com a coleta, uso e divulgação de suas informações pessoais de acordo com nossa Política de Privacidade. Aceito